BANNER PERFUMADO...
Parece ficção??? Mas não é.
Uma empresa de cosméticos arranjou maneira de publicitar uma nova fragrância na Internet, com cheiro...
Lançar um perfume e querer uma campanha de publicidade para passar na Internet é normal. Mas com cheiro?
Desejar que os utilizadores cheirem a nova fragrância através do banner (formato publicitário retangular, normalmente usado no topo dos sites), parece ficção. Mas não é. Ou melhor, não foi, já que nesta experiência com Kaiak, um novo aroma da Natura, resultou.
Confirme no vídeo a campanha de sucesso, produzida especificamente para cibercafés e espaços públicos com computadores com acesso à Web.
www.airquality.pt
CHEIRA BEM? É O MARKETING OLFACTIVO
Já passeou por vários hipermercados e achou estranho a quantidade de aromas que existem em todas as secções? E já se apercebeu que essas fragrâncias não se misturam, independentemente das prateleiras que existem na secção?
Não, não é engano. É feito de propósito e chama-se: marketing aromático.
Não, não é engano. É feito de propósito e chama-se: marketing aromático.
A estratégia está inserida no contexto mais vasto de marketing sensorial, que visa criar um vínculo emocional entre o produto/serviço e o cliente, procurando através da experiência do uso conseguir uma fidelização do consumidor a uma determinada empresa, instituição ou marca.
A utilização de aromas está integrada numa estratégia de complementaridade com o espaço, a música ambiente e a imagem da empresa/marca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTN8J2o6Iyq5InYZ4rtOmM8g0bjIUG8Gt_qKVBc6cspxcawgTB-nJLJJVdS2KHlDdEgYwgxhyphenhyphenQMzH088llK71ll5FSACvB3KSv0zaLbzbAEho2s18zsXEY-LjPWkrisFDZuY_FPSjBQWU/s320/scent-marketing-illustrationjpg-5a41b60b56e1de18_medium.jpg)
O conceito de marketing aromático é ainda recente em Portugal. Lá fora, pelo contrário, tem sido bastante utilizado nas estratégias de comunicação e marketing de várias entidades nos Estados Unidos, Japão e Europa.
Os departamentos comerciais começam, agora, a despertar para esta solução, a olhar para os benefícios e implicações positivas que os aromas permitem.
Os responsáveis por organizações de serviços estão interessados em saber como induzir fome ou sede num restaurante, relaxar na sala de espera do dentista ou provocar energia para os desportistas treinarem com mais intensidade no ginásio, enquanto os especialistas em comunicação estão interessados na pesquisa de novas formas de sedução do consumidor.
OFEREÇA AO SEU ESPAÇO UM NOVO SENTIDO
Os aromas têm o condão de proporcionar facilmente e de uma forma agradável, um novo sentido, enquanto somos transportados para um universo novo. A AIRQUALITY® desenvolve à medida as fragrâncias, dando uma nova dimensão aos espaços, complementando a sua aproximação ao marketing tradicional.
A AIRQUALITY® desenvolve fragrâncias feitas à medida, cujo objectivo é oferecer às empresas um contacto verdadeiro e único com os seus clientes.
As nossas criações possibilitam aos nossos clientes a oportunidade de se diferenciar e mostrar um sentido de elegância e estilo.
Graças ao profissionalismo e à capacidade dos nossos especialistas, dedicados ao design, concepção do perfume e seu controlo de qualidade, A AIRQUALITY® acompanha cada etapa da criação da fragrância e sua adaptação aos diferentes meios de difusão. Além do mais a nossa experiência garante a originalidade dos produtos e qualidade.
Qualquer que seja a solicitação dos nossos clientes, as respostas apresentadas serão sempre únicas.
Oferecer uma identidade olfactiva a uma marca ou a um espaço, é sempre oferecer um sentido e uma emoção adicional.
Num universo extremamente competitivo, só uma aproximação sensorial pode permitir chegar junto dos consumidores, marcando a diferença.
Ao diferenciar-se através da sua marca olfactiva, tem a possibilidade de encurtar distâncias, marcado por um mundo baseado em emoções que enfatizam a sua exclusividade e diferença.
Um logótipo olfactivo, faz parte da identificação da marca, como também uma imagem ou um som, mas sempre tendo em conta que além do mais inclui uma percepção carregada de sensibilidade.
IDENTIDADE OLFACTIVA
Qual o aroma da sua Empresa / Marca?
Na publicidade, já se tornou cliché dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras. Bebés fofos, animais de estimação carentes, praias paradisíacas, tudo isso já foi exaustivamente usado pelas empresas publicitárias para atrair os consumidores.
A maior parte das empresas baseia a sua identidade corporativa na imagem (logótipo, cartões de visita, envelopes, papel timbrado, patrocínio, mobiliário dos estabelecimentos, etc…) e no som (o fundo musical das lojas ou a melodia de um anúncio da televisão).
Agora, empresas de sectores tão diversos como o comércio, hotelaria e eventos já descobriram a nova máxima da publicidade: a de que um aroma pode valer mais do que mil imagens…
Quem não tem na sua memória aqueles cheiros da infância… o cheiro da comida que a avó fazia, o cheiro da casa onde passávamos as férias, e até mesmo o cheiro da pasta onde levávamos os nossos livros escolares.
O conceito de marketing aromático é ainda recente em Portugal. Lá fora, pelo contrário, tem sido bastante utilizado nas estratégias de comunicação e marketing de várias entidades nos Estados Unidos, Japão e Europa. A estratégia está inserida no contexto mais vasto de marketing sensorial, que visa criar um vínculo emocional entre o produto/serviço e o cliente, procurando através da experiência do uso conseguir uma fidelização do consumidor a uma determinada empresa, instituição ou marca.
A utilização de aromas está integrada numa estratégia de complementaridade com o espaço, a música ambiente e a imagem da empresa/marca.
Esta é uma nova dimensão de marketing em termos de conceito, no entanto, trata-se de uma das formas mais antigas e sugestivas de se fazer publicidade. É através do olfacto que a pessoa se sente seduzida ou não a permanecer no ambiente.
O próprio facto de se utilizarem fragrâncias é motivador de compra. Exemplo disso, foi uma das experiências da marca NIKE que expôs em duas distintas salas o mesmo modelo de ténis, tendo numa colocado uma fragrância floral e noutra manteve o ambiente neutro. O resultado foi que 84% dos consumidores gostaram mais dos ténis da sala que fora aromatizada.
http://www.airquality.pt/
http://www.airquality.pt/
FRANCHISING AIRQUALITY
Procura um franchising de baixo investimento e gerido desde casa?
A solução pode ser a AIRQUALITY®.
Gerida pela Nortempresa, com mais de 15 anos de experiência na prestação de serviços de higiene e ambientação, a AIRQUALITY® aposta numa fórmula nova: um franchising na área do marketing olfactivo.
Trata-se de um sector em forte crescimento e que abre boas perspectivas aos futuros franchisados. Ao longo dos anos, a marca desenvolveu um conceito próprio e original nesta área, demonstrando estar atenta às necessidades dos seus clientes e às últimas tendências internacionais . “Tendo em conta o sucesso alcançado, esta opção pelo franchising foi o caminho natural para a expansão da rede”, afirma Daniel Vilaça, director-geral da AIRQUALITY®.
O sistema de franchising da marca permite que os franchisados desenvolvam a actividade a partir da própria residência, em condições económicas mais vantajosas e contando sempre com o apoio da central. Entre outras vantagens, a marca isenta os seus franchisados do pagamento de royalties, oferece formação inicial e contínua, e dispõe ainda de produtos exclusivos de ambientação, desinfestação e marketing olfactivo.
Neste último domínio, os clientes são cadeias de lojas e outras redes interessadas em desenvolver e aplicar um cheiro próprio e original aos seus espaços comerciais como forma de se distinguirem da concorrência e facilitar a venda.
Outro dos pontos fortes do conceito é a garantia de clientes, uma vez que a empresa já celebrou diversos acordos comerciais com parceiros (shoppings, ginásios, postos de combustível, etc.) espalhados pelo território nacional. Segundo Daniel Vilaça, “estes acordos pesaram também na decisão de franchisar, uma vez que alguns grandes clientes têm instalações de Norte a Sul e a AIRQUALITY® não podia assegurar a prestação do serviço a partir de Braga”, cidade onde se situa a sede da empresa.
Trata-se, pois, de um negócio sem concorrência em franchising, inserido num sector com grande potencial, que pode ser desenvolvido a partir de casa e que implica um investimento inicial de 13 mil euros.
Mais informações em: www.airquality.pt
Tel: 707 10 10 71
Subscrever:
Mensagens (Atom)