Qual o aroma da sua Empresa / Marca?
Na publicidade, já se tornou cliché dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras. Bebés fofos, animais de estimação carentes, praias paradisíacas, tudo isso já foi exaustivamente usado pelas empresas publicitárias para atrair os consumidores.
A maior parte das empresas baseia a sua identidade corporativa na imagem (logótipo, cartões de visita, envelopes, papel timbrado, patrocínio, mobiliário dos estabelecimentos, etc…) e no som (o fundo musical das lojas ou a melodia de um anúncio da televisão).
Agora, empresas de sectores tão diversos como o comércio, hotelaria e eventos já descobriram a nova máxima da publicidade: a de que um aroma pode valer mais do que mil imagens…
Quem não tem na sua memória aqueles cheiros da infância… o cheiro da comida que a avó fazia, o cheiro da casa onde passávamos as férias, e até mesmo o cheiro da pasta onde levávamos os nossos livros escolares.
O conceito de marketing aromático é ainda recente em Portugal. Lá fora, pelo contrário, tem sido bastante utilizado nas estratégias de comunicação e marketing de várias entidades nos Estados Unidos, Japão e Europa. A estratégia está inserida no contexto mais vasto de marketing sensorial, que visa criar um vínculo emocional entre o produto/serviço e o cliente, procurando através da experiência do uso conseguir uma fidelização do consumidor a uma determinada empresa, instituição ou marca.
A utilização de aromas está integrada numa estratégia de complementaridade com o espaço, a música ambiente e a imagem da empresa/marca.
Esta é uma nova dimensão de marketing em termos de conceito, no entanto, trata-se de uma das formas mais antigas e sugestivas de se fazer publicidade. É através do olfacto que a pessoa se sente seduzida ou não a permanecer no ambiente.
O próprio facto de se utilizarem fragrâncias é motivador de compra. Exemplo disso, foi uma das experiências da marca NIKE que expôs em duas distintas salas o mesmo modelo de ténis, tendo numa colocado uma fragrância floral e noutra manteve o ambiente neutro. O resultado foi que 84% dos consumidores gostaram mais dos ténis da sala que fora aromatizada.
http://www.airquality.pt/
http://www.airquality.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário